domingo, 7 de setembro de 2008

Jewish Philosophy as a Guide to Life

Este é o nome do livro do Hilary Putnam(Indiana University Press, 2008, hb, US 15,96 na Amazon) , que estou lendo. Alías, uma leitura bastante agradável e instrutiva, como não poderia deixar de ser, em se tratando de alguem da sua estatura. Já havia lido alguns artigos dele e ,como não morro de amores pelo pragmatismo, normalmente não ficaria tentado,..., mas, neste caso, fui atraido pelo título do livro -pouco usual no ambiente acadêmico.

Como mencionado em outro post, Wittgenstein é uma das minhas paixões, uma outra, mais recente é o Levinas -que tomei contato através da Magazine Littéraire- e ambos, juntamente, com Buber e Rosenzweig contituem o objeto deste livro.

O ponto de partida é a seguinte questão: “What did I make philosophically of the religious activities that I had undertaken to be part of?" Ele reconhece que ainda não tem uma resposta definitiva “ because it is one I am still struggling with, and will very likely struggle with as long as I am alive”. Está, também, é a minha luta, com a diferença, que no meu caso, a economia ocupa o lugar da filosofia.