quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

História

Sempre gostei de história. Ela, juntamente com geografia, eram as disciplinas em que obtinha as melhores notas. Se a memoria não falha, acho que no ensino fundamental e no médio a minha menor nota em história foi 9,0. Não tinha grandes dificuldades com a matematica, mas nada comparável com a minha facilidade em historia, geografia e literatura. E os professores eram rigorosos: o número de alunos que tinham que fazer o exame final era sempre alto.

Apesar desta paixão nunca pensei em estudar historia ou escrever dissertação/tese nesta área. Tão pouco tenho grande interesse pela história econômica. Nunca fui, por ex, professor desta disciplina. Em economia minha paixão sempre foi a teoria econômica, dai o meu interesse pela historia do pensamento econômico. O contexto histórico, importante, é verdade, nunca me interessou muito.

Minha grande paixão, ou melhor uma das grandes paixões, é ler livros sobre Esparta, Normandos, Espanha no período do dominio arabe e europa a partir do fim do seculo XIX. Um interesse recente é o continente africano: aguardo ansiosamente a chegada dos livros da amazon.com que comprei em 2 de novembro e ate agora ainda não recebi...

Não consigo ver o conhecimento histórico a partir de um ponto de vista utilitarista e tenho serias dúvidas quanto a sua relevância na formação do economista. Na crise atual, por ex,o pessoal que não gosta de teoria econômica e que venera história, erraram feio. Então porque ler livros de historia: porque gosto de conhecer como outros povos viveram, sua produção cultural, intelectual, etc. O que menos interessa é o lado econômico.