quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DUAS CONCEPÇÕES RIVAIS DE UNIVERSIDADES CATÓLICAS


Esta semana reli alguns textos sobre a controversa questão da identidade católica das universidades católicas. Há vários textos interessantes, infelizmente todos em inglês. A citação abaixo é um bom resumo das duas visões sobre o tema. Acredito que a identidade confessional das católicas, metodistas, etc enriquece o ensino superior brasileiro e por isto deveria ser preservada.

...Aqui estão duas concepções rivais de Universidade Católica, uma na qual a universidade reconhece-se como católica, não só devido às suas práticas religiosas, mas, devido à dimensão filosófica e teológica de seu ensino e das suas pesquisas, e outra em que uma Universidade Católica é uma Universidade secular padrão a qual é adicionada práticas religiosas católicas, juntamente com um conjunto de preocupações acadêmicas individuais de cunho católico. Duas outras diferenças entre essas concepções rivais são dignas de menção.

A primeira diz respeito à forma como respondem à seguinte pergunta: A quem e sobre o que a Universidade deve prestar contas ? Para esta segunda concepção, a prestação de contas em questões puramente académicas seria uma coisa, questões sobre a prática religiosa e pastoral outra muito diferente. A prestação de contas perante a Igreja, e mais especialmente ao bispo local, para esta última seria incontroversa. A prestação de contas perante a Igreja para a primeira faria pouco sentido. E a preponderância de católicos no quadro docente não seria importante. Mas para a primeira e mais tradicional concepção de Universidade Católica, a prestação de contas para a Igreja no que respeita tanto ao ensino da filosofia e, especialmente, o ensino da teologia seria uma condição para a manutenção da integridade Católica da Universidade . E seria crucial a preponderância de católicos no quadro docente por que somente eles é que podem, em última análise, garantir a identidade Católica da Universidade, assim como determinar o tipo de identidade e as suas formas de expressão na vida acadêmica . A principal manifestação da identidade de qualquer universidade acontece, na suas salas de aula e laboratórios. Em uma Universidade Católica aquilo que mais importa é a relação entre aquilo que é dito e feito em sala de aula ou no laboratório e aquilo que acontece na missa e na vida de oração. E essa relação depende dos docentes católicos . Por outro lado, é naturalmente de importância crucial a existência de não-católicos no corpo docente da Universidade Católica, não só por causa da contribuição à excelência acadêmica, mas também a fim de evitar que os católicos esqueçam que eles compartilham com os não católicos o mesmo clamor secular da universidade qua universidade ...

Fonte: MacIntyre, 2001, pags.10 e 11